UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO – DEDC-CAMPUS VII
COLEGIADO
DE PEDAGOGIA
RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CHAMADA
PÚBLICA DE TRABALHOS PARA A I SEMANA DE PEDAGOGIA CAMPUS VII – A EDUCAÇÃO, A
ESCOLA E OUTRAS ARTES.
O
Colegiado do Curso de Pedagogia – Campus VII da UNEB torna público que estão
reabertas as inscrições para submissão de trabalhos e atividades artísticas em
geral para a I Semana de
Pedagogia do Campus VII que tem como tema - A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E OUTRAS ARTES que ocorrerá de 19 a 22 de novembro de 2013..
Observação: Algumas Linhas de
Comunicações estão com vagas limitadas para submissão de trabalhos, como segue
no item 5.1
1.
DOS OBJETIVOS DA I SEMANA DE PEDAGOGIA:
Promover o intercâmbio acadêmico, científico, cultural entre professores da
educação básica e da educação superior, alunos, artistas, pesquisadores,
aproximando escolas, instituições de ensino superior e comunidade,
fortalecendo, assim, as bases formativas do curso de pedagogia do Campus VII;
Aprofundar as reflexões sobre o papel do Pedagogo em suas diversas áreas de
atuação; Oportunizar a socialização de trabalhos acadêmicos, científicos na
área de educação; Dar visibilidade às produções artísticas em geral; Levantar
elementos que contribuam para o redimensionamento do curso de pedagogia do
Campus VII.
2.
DO LOCAL E DATA DO EVENTO:
O encontro será sediado na Universidade do Estado da Bahia – Campus VII, Senhor
do Bonfim – BA e ocorrerá de 19 a 22 de novembro de 2013, das 13:30h às 22:30h.
3.
DAS ATIVIDADES CIENTÍFICAS, ACADÊMICAS E ARTÍSTICAS: Serão aceitos trabalhos de pesquisa
concluídos ou em conclusão, relatos de experiência em projetos educativos,
relatos de atividades e vivências docentes, relatos de projetos de extensão,
resumos de pesquisas concluídas e/ou em andamento, mostras literárias e
artísticas em geral, lançamento de livros, obras literárias inéditas.
Cada autor
poderá inscrever-se em até 2
trabalhos, um na condição de autor, outro como coautor. Cada
trabalho poderá conter, no máximo, três autores (autor principal mais 2
coautores). E todos deverão efetuar a inscrição no evento. Os trabalhos aceitos
serão publicados nos Anais do Evento no formato digital (mídia Cd-Rom).
4.
DAS NORMAS PARA SUBMISSÃO:
4.1 ARTIGOS E RELATOS DE
EXPERIENCIA : O texto deverá ser
configurado em papel A4, em uma versão recente do Word for Windows, Fonte Times
New Roman (corpo 12), entrelinhas 1,5, texto justificado, margens em 2,5 cm. No
alto da página, em maiúsculo e negrito, deve constar o título do trabalho (deixar
uma linha de espaço), e a seguir, a linha da comunicação. Em seguida, deve(m)
constar o(s) autor(es), com identificação das instituição(ões) logo abaixo
do(s) nome(s) (deixar uma linha de espaço), seguido do e-mail de cada
autor. Logo depois, deve constar o resumo, Times New Roman (corpo 11),
entrelinhas simples, texto justificado. O resumo deve destacar os elementos de
maior interesse e importância e incluir os objetivos, metodologia, resultados
alcançados não ultrapassando 250 palavras. Abaixo, as palavras ou conceitos
chave. Em seguida (deixa uma linha de espaço), o resumo em língua estrangeira: Inglês ou Espanhol (As palavras-chave
também deverão ser vertidas para a língua estrangeira escolhida).
Abaixo, inserir o texto do trabalho
completo, com no mínimo de 8 e o máximo de 15 páginas, incluindo as notas
(rodapé de páginas) e referências bibliográficas. O texto deve ser encaminhado para o e-mail dos
coordenadores da linha de comunicação escolhida (com cópia para :
semanadepedagogiauneb@gmail.com), junto com o comprovante de pagamento da
inscrição. Tendo como titulo da mensagem o nome do autor principal do trabalho.
Obs : A avaliação dos trabalhos será realizada também
com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT.
4.2 – PÔSTER :
O texto de
apresentação da comunicação em pôster (para avaliação da comissão
científica) poderá ser o artigo integral (nó máximo 15 linhas) ou o resumo do
trabalho. O resumo deve
destacar os elementos de maior interesse e importância e incluir os objetivos,
metodologia, resultados alcançados não ultrapassando 700 palavras. Abaixo, as
palavras ou conceitos chave.
5.0 DAS MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS E RELATOS DE EXPERIENCIAS : Pôster e Comunicação Oral.
Pôster: Os pôsteres deverão ser
confeccionados considerando-se as seguintes orientações: Título: maiúsculo e
negrito, abaixo, nomes dos autores, instituição e endereço eletrônico ;
Justificativa (sínetese) ;Objetivos do trabalho ; Metodologia;
Resultados .O pôster deve obedecer o tamanho: 0,80 cm de largura e 1,20 cm
de altura.
A
exposição de Pôster será nos dias das Comunicações Orais (19 e 20/11/2013)
sempre na “Hora do Cochicho” (intervalo).
Comunicação Oral: Cada autor terá
até 10 minutos para a apresentação do trabalho nas sessões de Comunicação, de
modo que se garanta uma interação com os participantes ao final das
comunicações.
LC
1. EDUCAÇÃO DO CAMPO, CONTEXTUALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO
SEMIÁRIDO BRASILEIRO (2 Vagas) - A linha abre o diálogo entre
movimentos sociais, trabalho, cultura e prática pedagógica, focando as questões
que envolvem os processos educativos no Semiárido tanto nos espaços escolares
quanto nas práticas sociais diversas. Inclui as reflexões sobre os avanços e
desafios da escolarização pautada nos fundamentos, princípios e bases legais
que sustentam a política de Educação do Campo no Brasil, bem como abre espaço
para a difusão das iniciativas de contextualização consolidadas nas redes de
ensino.
Coordenadora - Professora Me. Ivânia Paula Freitas
de Souza (E-mail: ipfsouza@uneb.br)
LC
2. MEMÓRIA, CULTURA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (6 VAGAS)O objetivo da comunicação nesta linha
é abrir espaços para refletir sobre as pesquisas e as produções de conhecimento
relacionados com a memória e a história da educação nos seguintes temas:
memória de professores, memória de personalidades da cultura e educação,
disciplinas escolares, história das instituições, arquivos escolares, história
de mulheres, remanescências indígenas e afrodescendentes. História da educação
e religiosidades.
Coordenadora - Professora Drª. Maria Glória da Paz
(E-mail:mpaz@uneb.br)
LC
3. EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS – (4 VAGAS) A linha volta-se à divulgação de
pesquisas acadêmicas e práticas pedagógicas que evidenciem a articulação entre
educação e comunicação, tanto dentro dos sistemas escolares, como, nas práticas
sociais além da escola: a) o uso das tecnologias a serviço dos processos
educacionais (tv, vídeo, uso das redes sociais como ambiente de aprendizagem e
outras tic’s); b). a reflexão e crítica midiática no âmbito dos processos
educativos; c) a gestão e produção de ecossistemas comunicativos numa
perspectiva educomunicativa.
Coordenadora -
Professora Me. Maria Elizabeth Souza Gonçalves ( E-mail: megoncalves@uneb.br )
LC
4. FORMAÇÃO DE PROFESSORES – POLÍTICAS, PRÁTICAS E INOVAÇÕES
(Não há mais vagas nesta linha) – O objetivo nessa
linha é socializar atividades de ensino, pesquisa e extensão, vivências
docentes e no campo da gestão em espaços escolares, abrangendo as inovações nas
áreas de currículo, formação docente (saberes e práticas); experiências de
estágio; implementação de políticas públicas de incentivo à formação docente e
inovação pedagógica. A linha ressalta as ações voltadas para a melhoria das condições
de ensino e de trabalho docente que visem à inovação, eficácia e à efetividade
dos processos escolares voltados à educação de crianças, adolescentes, jovens e
adultos.
Coordenadora -
Professora Me. Simone Ferreira de Souza Wanderley (E-mail:
swanderley@uneb.br)
LC
5. EDUCAÇÃO POPULAR, VIVÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E MOVIMENTOS EMANCIPADORES (6 VAGAS) - A linha pretende reunir experiências
educativas envolvendo grupos de mulheres, agricultores familiares, idosos,
formação de jovens rurais e urbanos, trabalhos em projetos sócio educativos
diversos, dando visibilidade aos movimentos e organizações sociais que têm suas
ações voltadas à formação crítica, emancipadora
para a garantia de direitos sociais e superação das desigualdades. O
objetivo da linha é abrir o diálogo entre estes espaços e a formação de
pedagogos tendo em vista, a amplitude do seu campo de atuação.
Coordenadora –
Profª. Me. Rita de Cássia Braz Conceição Melo (E-mail: rmelo@uneb.br)
LC
6. EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE – (7 VAGAS) O propósito desta linha de comunicação
é ampliar e aprofundar os estudos e discussões sobre a relação entre educação e inclusão,
considerando-se o contexto da diversidade nos seus mais diversos aspectos:
sociais, culturais, psicológicos, intelectuais, físicos, linguísticos,
biológicos, etc. Abre-se para o debate e socialização de experiências
educativas que envolvam processos inclusivos, bem como discute sobre os
desafios da consolidação da inclusão plena e incondicional de todos e todas, no
sistema de ensino.
Coordenador –
Professor Especialista Pascoal Eron Santos de Souza (E-mail:
pesouza@uneb.br)
C
7. POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO - (6 VAGS) A linha pretende dar ênfase aos processos de gestão
educacional em âmbito escolar e das redes de ensino, focando os desafios,
propostas e ações desenvolvidas no sentido de fortalecer o processo de
democratização da gestão, seja através das ações dos conselhos, fóruns, redes,
grupos e projetos de estudos, pesquisa e ou extensão. Visa dar ênfase ainda, às
iniciativas das redes e instituições de ensino (da educação básica a superior),
voltadas à criação de políticas, estratégias e ações de formação de gestores,
coordenadores, ao fortalecimento institucional e articulação escola-comunidade.
Coordenadora –
Professora Me. Joanita Moura da Silva (e-mail: jomsilva@uneb.br)
LC
8. PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO
– (6 VAGAS) Essa
linha propõe a discussão sobre a alfabetização entendendo-a no sentido amplo de
leitura do mundo, que se articula à apropriação efetiva da escrita,
enriquecendo-a e sendo por ela enriquecida,
neste sentido abre espaço para as pesquisas e a produção conhecimento sobre
a alfabetização de crianças, jovens e adultos e idosos, práticas de
alfabetização que promovam a emancipação humana, experiências de alfabetização
em espaços não formais com crianças, jovens, adultos e idosos.
Coordenadora -
Prof.ª. Me. Rita de Cássia Oliveira Carneiro (e-mail: rcarneiro@uneb.br )
6. DAS OBRAS ARTÍSTICAS E LITERÁRIAS
PARA O FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS:
O
Proponente deverá Preencher a ficha de inscrição (Anexo 04) e enviar para o
e-mail do evento (semanadepedagogiauneb@gmail.com). Requisita-se que ao menos
um dos proponentes deva estar inscrito no evento. Como anexo à inscrição devem ser enviados os
mais diversos materiais como: vídeos, fotografias, artigos em jornais, textos
completos, carta de recomendações, etc, que auxiliem no conhecimento mais
aprofundado da obra. No caso de Artes visuais, a exposição ficará fixa durante
todo evento. No caso de números com menos de 20 minutos, estes serão inseridos
no decorrer da programação, podendo ser requisitados mais de uma vez. Os
grupos, coletivos, núcleos, companhias poderão também expor seu trabalho em
formato de pôster (seguindo a mesma formatação das demais comunicações). As
poesias poderão estar expostas durante o evento em formato de pôster, contudo,
terão seu espaço reservado na programação para a declamação.
6.1 DAS MODALIDADES DO FESTIVAL DE ARTES
INTEGRADAS
TEATRO
- Performance,
Leitura dramática, espetáculo de Palco, espetáculo de rua, Experimentos, Teatro
de Bonecos, etc – Deve conter o nome da obra o tempo de duração, Tipo,
curriculum artístico (da instituição sendo o caso) do elenco e ficha técnica.
DANÇA
-
Performance, espetáculos, Duetos, Números, Peça, etc. - Deve conter o nome da
obra o tempo de duração, tipo, curriculum artístico (da instituição se for o
caso) do elenco e ficha técnica.
ARTES
VISUAIS - Exposições completas,
Fragmentos de Exposições, etc. - Deve conter o nome da obra, tipo de expositor,
conceito Curatorial e ficha técnica.
LITERATURA
-
(Cordel, Poema, conto, etc.) – Curriculum artístico do autor, texto.
CIRCO -
Número, performance, espetáculo, etc. - Deve conter o nome da obra o tempo de
duração, tipo, curriculum artístico (da instituição se for o caso) do elenco e
ficha técnica.
RITOS-
Populares
(samba de veio, samba de lata, Pau de fitas, roda, bumba meu boi) - Deve conter
o nome da obra o tempo de duração, tipo, curriculum artístico (da instituição
se for o caso) do elenco e ficha técnica.
MÚSICA - composições
Próprias, Coral, Orquestras, bandas Etc. - Deve conter o nome da obra o tempo
de duração, tipo, curriculum artístico (da instituição se for o caso).
CINEMA - Filmes
de curta ou longa metragem -- Deve conter o nome da obra o tempo de duração,
tipo, curriculum artístico (da instituição se for o caso) do elenco e ficha
técnica.
LANÇAMENTOS
DE LIVROS – exposição de Livros, lançamentos ou re-lançamentos.
7. DAS INSCRIÇOES
É importante observar as normas de inscrição.
(Anexo 01). As inscrições serão realizadas através do envio dos dados: Nome, RG,
Área, Instituição, Telefone e ficha de
inscrição (Anexos 02 e 03[1])
para o e-mail semanadepedagogiauneb@gmail.com.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
De 29/10/2013 a 10/11/2013 – Inscrições com apresentação
de trabalho
De 29/10/2013 a 14/10/2013 – Inscrições sem apresentação
de trabalho (certificado de participação)
De 29/10/2013 a 10/11/2013 – Inscrições de obras para o festival de artes
DATAS E VALORES DE INSCRIÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE
TRABALHOS
|
|
CATEGORIA
|
De 29/10/2013 até 10/11/2013
|
Professor
Universitário
|
R$ 20,00
|
Professor Educação
Básica
|
R$ 15,00
|
Estudante da
Pós-Graduação
|
R$ 10,00
|
Estudante da
Gradução
|
R$ 10,00
|
Comunidade
|
R$
10,00
|
Artistas em Geral (Solo)
|
R$
10,00
|
Artistas em: Grupos, coletivos,
núcleos e companhias.
|
R$
30,00
|
SOBRE
DADOS PARA DEPÓSITO:
Beneficiado: Aline
Suzênia da Sila Lima (Comissão de Finanças)
C/Poupança: 4952-9
Agência: 0076-013 – Caixa Econômica Federal
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
|
|
ATIVIDADE
|
PERÍODO
|
Submissão de trabalhos sessões de
comunicação.
Festival de Artes Integradas
|
29/10
a 10/11/2013
29/10
a 10/11
|
Avaliação dos trabalhos pelo Comitê
Científico:
Sessões de Comunicação
Festival de Artes Integradas
|
29/10
a 10/11/2013
|
Divulgação dos Resultados:
a)
Sessões
de Comunicação
b)
Festival
de Artes Integradas
|
13/11/2013
|
Realização do evento
|
19/11
a 22/11/2013
|
ANEXO
1
ORIENTAÇÕES
PARA O PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE INSCRIÇÃOS
1 - Aviso: Os dados com asterisco (*) são obrigatórios para a inscrição na I Semana de Pedagogia. Todos os outros dados facilitarão posterior contato com a Comissão Geral;
2 - Use somente números para preencher os
campos RG e CPF;
3 - Preencha os telefones somente com números e com o DDD. Ex: 6193336810;
4 - Preencha o e-mail corretamente, ele pode servir para futuros contatos relacionados a I Semana de Pedagogia;
3 - Preencha os telefones somente com números e com o DDD. Ex: 6193336810;
4 - Preencha o e-mail corretamente, ele pode servir para futuros contatos relacionados a I Semana de Pedagogia;
5 – Aos que pretendem apresentar trabalho, é
comunicado que sob nenhuma hipótese haverá devolução do valor da inscrição;
6 - Somente será confirmada inscrição dos trabalhos após envio da FICHA DA INSCRIÇÃO devidamente preenchida;
6 - Somente será confirmada inscrição dos trabalhos após envio da FICHA DA INSCRIÇÃO devidamente preenchida;
7 -
Somente será confirmada inscrição com a validação de depósito nominal
(identificado) feito na BOCA DO CAIXA ou TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para a conta
poupança indicada neste edital, a qual receberá as inscrições da I Semana de
Pedagogia;
8 - Após preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO EM
WORD, envie-a para semanadepedagogiauneb@gmail.com com
o assunto “NOME COMPLETO – INSCRIÇÃO”. No caso das comunicações orais e pôster,
seguir as orientações deste edital.
8 – Os
que vão apresentar trabalho devem enviar juntamente com a FICHA DE INSCRIÇÃO preenchida
o comprovante de depósito ou transferência digitalizado.
ANEXO
2
FICHA DE INSCRIÇÃO DA
I SEMANA DE PEDAGOGIA
Nome do Participante*:
|
||||||
Dados*
( ) Estudante de graduação ( ) Estudante de pós-graduação ( ) Professor de Educação Básica
( )
Professor Universitário ( ) Artistas
em geral ( ) Comunidade ( )
Outro:________________
|
||||||
Nome da Instituição *:
|
||||||
Endereço Completo*:
|
||||||
Cidade*:
|
CEP*:
|
|
||||
E-mail*:
|
Telefone:
|
Celular:
|
||||
RG*:
|
CPF*:
|
|||||
INSCRIÇÃO EFETIVADA NO DIA*: _____/_____/2013
* Campo Obrigatório para preenchimento
da inscrição da I Semana de Pedagogia.
ANEXO 3
FICHA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
COMUNICAÇÃO
ORAL OU PÔSTER
Modalidade: ( ) Comunicação Oral (
) Pôster
|
||
Nome(s):
|
||
Instituição:
|
||
Título
do Trabalho:
|
||
Linha
de comunicação:
|
||
Endereço:
|
||
Bairro:
|
Cidade:
|
|
E-mail:
|
CEP:
|
|
Telefone
Residencial:
|
Telefone
Celular:
|
|
Marque
recurso que será necessário na sua apresentação: (
) Datashow ( ) Aparelho de Som
|
||
Valor pago*:
|
Nº do
Documento* (comprovante do depósito):
|
|
Data de
pagamento*:
|
||
Obs.: A Comissão Geral da I Semana de Pedagogia irá disponibilizar somente
os materiais acima citados caso haja as marcações pelos responsáveis do
trabalho, assim estaremos confirmando sua reserva (somente no caso de
Comunicação Oral).
ANEXO 4
I Semana de Pedagogia Campus VII
“A Educação, a Escola e outras Artes"
Local: Departamento de Educação – DEDC
Campus VII – Senhor do Bonfim-BA
De 29/10 a 1/11 de 2013
De 29/10 a 1/11 de 2013
|
|
Proponente:
|
|
Instituição:
|
|
Modalidade
Artística:
|
|
Endereço:
|
|
Bairro:
|
Cidade:
|
E-mail:
|
CEP:
|
Telefone
Residencial:
|
Telefone
Celular:
|
Valor pago*:
|
Nº do
Documento* (comprovante do depósito):
|
Data de
pagamento*:
|
Horário de
depósito/transferência*:
|
Modalidade e Título da Proposta:
|
|
|
|
Descrição da Proposta
|
|
Descreva de maneira clara e objetiva o que
será realizado com a aprovação da proposta. Contendo detalhes sobre a Obra
artística que esta submetendo.
|
|
|
|
CURRÍCULO DO
PROPONENTE
|
|
Liste aqui as atividades já realizadas pelo
proponente, cursos feitos, projetos e trabalhos desenvolvidos e o período em
que cada uma dessas atividades foram realizadas. No caso de instituições e
grupos, escreva o currículo da instituição/grupo. Lembrando que caso aja uma
equipe os currículos artísticos devem constar em anexo.
|
|
|
Sinopse da obra
(Teatro, Dança, Circo e Cinema) ; Conceito Curatorial (Artes Visuais); Texto
(Literatura); Letra(Música) e Breve histórico e conceitos (Ritos Populares).
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua contribuição, dúvidas, críticas...